John Madog Hall confirma participação no Fórum Internacional de Software Livre

Uma presença já tradicional no FISL confirma a vinda ao Brasil novamente. Jon “Maddog” Hall ficou conhecido internacionalmente por ser Diretor do Conselho do Linux Professional Institute. Hoje, atua como CEO da OptDyn, criadora do software de nuvem p2p Subutai. Ele também trabalha como consultor independente para levar recursos computacionais ecologicamente corretos para mercados emergentes. Maddog iniciou sua carreira na computação em 1969, quase meio século atrás, e já atuou como programador, designer de sistemas, administrador de sistemas, gerente de produtos, gerente de marketing técnico, educador e consultor.

A primeira atividade terá como título “Open Source Peer-to-Peer Cloud Software – making, saving and mining money” e fala sobre sistemas P2P para cloud computing como uma forma de não ficar completamente dependente de grandes corporações, como Microsoft, Amazon, IBM e Google. Ele irá apresentar o software open source Sabutai, que além de proporcionar controle sobre as suas próprias informações também permite a venda de recursos computacionais que estejam sobrando na sua estrutura por tokens digitais.

Na segunda atividade, que terá como título “Open Education: Do I really need a university education in Computer Science and Engineering?”, Maddog irá discutir a real necessidade de uma formação acadêmica para aprender computação e formas de obter conhecimentos livremente.

E na terceira e última palestra, que terá como título “A Half-Century of Unix/A Quarter Century of GNU/Linux and why it matters”, o palestrante irá refletir sobre o que significam todos esses marcos temporais na história da programação e da internet e como diversos campos da sociedade estão lidando com eles.