Quase 1500 cidades brasileiras já oferecem Wi-Fi público gratuito

Há uma tendência global para criar cidades inteligentes que utilizam a tecnologia de comunicações para melhorar as operações municipais.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de municípios com conexões sem fio aumentou 83% nos últimos dois anos.

Uma infra-estrutura Smart Wi-Fi permite o acesso a Wi-Fi gratuito e de alto desempenho para milhões de moradores da cidade e visitantes nas zonas de serviço público tais como áreas de espera de hospitais, estações ferroviárias e metroviárias, escolas públicas, terminais de ônibus, parques e praças.

“Uma infraestrutura Smart Wi-Fi permite o acesso a Wi-Fi gratuito e de alto desempenho para milhões de moradores da cidade e visitantes nas zonas de serviço público tais como áreas de espera de hospitais, estações ferroviárias e metroviárias, escolas públicas, terminais de ônibus, parques e praças”, afirmou o diretor da fornecedora mundial de sistemas Wi-Fi de alto desempenho Ruckus Wireless, André Queiroz.

Segundo o IBGE 1.457 cidades em 14 estados do Brasil ofereceram Wi-Fi público em 2014. O Wi-Fi não só tornou-se uma utilidade esperada nesta nova era digital, mas também se converteu em uma ferramenta essencial para o desenvolvimento econômico das cidades.

Outro dado mostra que 95% do tráfego de dados de smartphones no Brasil ocorrem por meio de redes Wi-Fi.

“De acordo com a ONU, 70% da população mundial viverá em grandes cidades até 2050. Essa projeção torna atraente o modelo de infraestrutura de cidade inteligente, que com o uso do Wi-Fi podem se tornar mais eficientes e com melhorias significativas nos serviços oferecidos aos seus cidadãos, tais como educação, saúde, transporte e segurança. O conceito de cidade inteligente é uma solução cada vez mais tangível para enfrentar as demandas do novo ambiente urbano global”, Queiroz completou.

Cidades no Brasil com Smart Wi-Fi Ruckus Wireless:

Fortaleza

Juiz de Fora

Boa Vista

São Paulo

Recife

Fazenda Rio Grande

Estância

Porto Real

Pelotas

Itajubá

Petropolis

Maracanau

Belém

Santa Luzia

Jundiaí

Uberaba

Itanhaém

Aracaju

Salvador

City%20wi-fi_brasil-01%20infográfico[6]