Solenidade de abertura da Futurecom contou com a presença de autoridades

A solenidade de abertura da 20ª Futurecom aconteceu nesta segunda-feira (15) às 20h30 com a presença de diversas autoridades do trade de telecomunicações, tecnologia e demais segmentos do setor.

Estavam presentes Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); Marcos Jorge Lima, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Ricardo Bocalon, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo; Juarez Quadros, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Marco Basso, presidente da Informa Exhibitions. Também estiveram presentes os presidentes das operadoras, entidades representativas e outras autoridades.

No primeiro dia já ocorrem nas dependências do São Paulo Expo os pré-eventos, realizados pela Abranet, 5G Americas e GSMA e que abordam, entre outros temas, mobilidade urbana, economia compartilhada, tecnologia 5G, inovação, agronegócio e inteligência artificial.

A Associação Brasileira de Internet (Abranet) promoveu neste primeiro dia o Futurenet, integrando em um mesmo evento as ideias de startups e universidades com empresas de Internet consolidadas em seus mercados. Pela manhã, foram discutidos casos práticos de inovação de empresas de Internet, que atuam nas áreas de mobilidade urbana, economia compartilhada, agronegócio, sustentabilidade, segurança pública e privada.

O Futurecom, é o maior e mais importante evento de Tecnologia e Telecomunicações da América Latina, que completa 20 anos nesta edição, e acontece de 15 a 18 de outubro, no São Paulo Expo. Ao longo de sua história, o evento teve a presença de mais de mil expositores diferentes e acima de cem mil visitantes.

Surgido em 1998, na cidade de Foz do Iguaçu, o Futurecom foi transferido para Florianópolis posteriormente, onde ocorreu entre 2001 e 2007. A partir de sua décima edição, passou a ser realizado em São Paulo, com duas realizações no Rio de Janeiro em 2012 e 2013. No ano passado, o Futurecom contou com a participação de mais de 220 expositores e 15 mil participantes, entre eles 5,3 mil congressistas.